Troféu MUSA

Foto: Tacila Mendes

A Arte de Souza é apreciada em toda a região sul da Bahia e suas obras possuem admiradores em vários lugares do mundo. Souza começou como artista publicitário, mas passou a se dedicar apenas ao artesanato quando viu seus trabalhos serem reconhecidos no mercado. Vivendo somente como artesão, procurou por um estilo próprio. Foi assim que percebeu que sua grande paixão era representar o trabalhador. Atualmente, Souza expõe e vende em várias cidades da Bahia. Segundo ele, sua obra é caracterizada por uma “desproporção com proporção”.


São as mãos de Souza que confeccionarão os troféus da Mostra ao dar forma ao epox, à purpurina alemã e ao metal. Dessas mãos surgirá a Musa – inspirada na já conhecida Dona Santa - e especialmente adaptada à temática cinematográfica. E eis que peças únicas premiarão os produtores dos curtas-metragens escolhidos pelo júri popular. A exclusividade e originalidade dos “troféus Musa” tornam a mostra competitiva ainda mais especial. Além dos troféus, os vencedores também serão premiados com livros da Editus (editora da Universidade Estadual de Santa Cruz).


A conhecida estatueta que representa uma retirante com uma trouxa de roupa na cabeça, a que Souza denomina carinhosamente de Dona Santa, é fabricada há quase trinta anos. Ele inspirou-se em pobres mulheres que vinham trabalhar no sul da Bahia e traziam, na cabeça, as poucas vestimentas enroladas em uma trouxa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quero muito ganhar esse troféu! Já me inscrevi. Nossa, Souza é o nome da arte grapiúna.