Competitiva



SINOPSE DOS SELECIONADOS PARA MOSTRA COMPETITIVA

CATEGORIA: FICÇÃO

IRENE

IRENE
Patricia Galucci e Victor Nascimento | 13'00" | FIC | 2011 | Academia Internacional de Cinema | Taboão da Serra -SP
 patricia.galucci@gmail.com.br
Sinopse:  Irene é uma senhora que vive reclusa numa casa de campo. Quando sua neta decide aparecer inesperadamente para uma visita junto com sua amiga, a reclusão de Irene é perturbada e ela começa a reviver sentimentos que pareciam estar esquecidos.

Sinopsis: Irene es una señora que vive reclusa en su casa de campo. Cuando su nieta decide aparecer inesperadamente para una visita junto a una amiga, la reclusión de Irene es molestada y ella empieza a revivir sentimientos que pensaba haber olvidado.

O MEMBRO DECAÍDO

O MEMBRO DECAÍDO - EL MEMBRO DECAIDO
Lucas Sá | 17'31" | FIC | 2011 | UFPEL | Maranhão / Rio Grande do Sul
hhllii1@yahoo.com.br
SinopseNão, nós prometemos não chorar  



FLASH

FLASH
Alisson Zago | 17'00" | FIC | 2011 | USP | São Paulo -SP
zaguito@msn.com
SinopseSimone, professora aposentada, vê sua pacata vida ao lado de seu único filho mudar quando estranhos sonhos e fotografias começam a atormentá-la. Dia após dia, lidando com o desconhecido, ela percorrerá um difícil caminho para decifrar suas memórias.

Sinopsis: Simone, la profesora retirada, ve su vida pacata al lado de su hijo cambiar de repente cuando sueños extraños y fotografías empiezan a atormentarla. Día tras día, lida con el desconocido, y sigue un difícil camino para descifrar sus memorias.

O HORIZONTE ESTÁ NOS OLHOS

O HORIZONTE ESTÁ NOS OLHOS - EL HORIZONTE ESTA EN LOS OJOS
Maurélio Toscano | 12'20" | FIC | 2011 | UEG | Goiânia -GO
maureliotoscano@gmail.com
Sinopse: A suave melodia da luz para um espírito adormecido, o horizonte está nos olhos.

Sinopsis: La suave melodía de la luz para un espíritu adormecido, el horizonte esta en los ojos. 
A MELHOR IDADE

A MELHOR IDADE - LA MEJOR EDAD
Adriano Big | 05'00" | FIC | 2011 | UFBA | Salvador -BA
adrianobig@hotmail.com
Sinopse: Mescla imagens documentais com ficção ao abordar um dia na vida de três idosos.

Sinopsis: Mezcla imágenes documentales con ficción al abordar un día en la vida de tres personas mayores. 
ENTRE PASSOS

ENTRE PASSOS - ENTRE PASOS
Elen Linth | 09'00" | FIC | 2011 | UFRB | São Felix - BA
cinema.elenlinth@gmail.com
Sinopse: A dor na infância; o silêncio no medo; as bailarinas no chão; o refúgio na memória.
Sinopsis: El dolor en la niñez; El silencio en el miedo; Las bailarinas en el suelo; El refugio en la memoria. 

FAKE-ME

FAKE-ME
Marcus Curvelo | 15'00" | FIC | 2011 | UFBA | Salvador - BA
marcuscurvelo@gmail.com
Sinopse: Jovem decide iniciar carreira artística após largar o emprego. Tudo é registrado através de um documentário que ele tenta transformar em ficção.
Sinopsis: Un joven decide empezar la carrera artística después de dejar su trabajo. Todo es registrado a través de un documentario que lo que intenta transformarlo en ficción.

QUANDO O CÉU DESCE AO CHÃO

QUANDO O CÉU DESCE AO CHÃO - 
Marcos Yoshi | 17'00" | FIC | 2012 | USP | São Paulo – SP
mar_viin@yahoo.com
Sinopse: 1,67 m. Calçado 36. Cabelos curtos pretos. Fumante. 2011. Tatuagens. 37 cms de panturrilha. Virginiana. Sofia não sabe se casa ou compra uma bicicleta.

Sinopsis: 1,67m. Calzados 36. Pelos cortos y negros. Fumante. 2011. Tatuajes. 37cms de ternero. Virginiana. Sofía no sabe si se casa o se compra una bicicleta.  

O CARA QUE SANGRA

O CARA QUE SANGRA - EL PIBE QUE SANGRA
Lucas Calmon | 12'38" | FIC | 2012 | UFRJ | NITEROI -RJ
lucascsarmento@gmail.com
Sinopse: O que seria mais um jantar entre família se transforma radicalmente com a chegada de Eduardo, ferido na testa, com o rosto coberto de sangue.

Sinopsis: Lo que sería más una cena entre familia se transforma radicalmente cuando llega Eduardo, herido en la testa, con la cara llena de sangre. 

ARAUCÚARIAS

ARAUCÚARIAS
Henrique Valente | 10'00" | FIC | 2012 | FAAP | SÃO PAULO- SP
valente@asadeltafilmes.com.br
Sinopse: No dia 8 de julho de 1987, passando férias em sua casa de campo, Mateus Kovács, de 14 anos, saiu de casa no meio da noite e nunca mais foi visto.
Sinopsis: En el día 8 de juño de 1987, pasando vacaciones en su casa de campo, Mateus Kovács, de 14 años, sale de su casa en la madrugada y jamás ha sido visto otra vez.

LA SANTA

LA SANTA
Mauricio López Fernández | 14'31" | FIC | 2012 | SANTIAGO- CL
pindaproducciones@gmail.com
Sinopse:  Maria, uma jovem de apenas 13 anos é hermafrodita e vê-se obrigada pelo pai a personificar a Virgem Maria numa procissão da sua aldeia pois, segundo este, é a única maneira de ser curada.

Sinopsis: María, una joven de apenas 13 años es hermafrodita y se ve obligada por su padre a personificar la Virgen María en una procesión de su aldea pues,  segundo este, es la única manera de que se cure. 

FIM DO FILME

FIM DO FILME - FIN DE LA PELÍCULA
André Dib| 15'00" | FIC | 2012 | USP | SÃO PAULO-SP
andredib3@gmail.com
Sinopse:  João Lucas é funcionário de uma videolocadora e sempre acaba revelando o final dos filmes aos clientes. Após ser surpreendido com uma cliente que aluga sempre o mesmo filme, os dois passam a debater nas madrugadas o que quer dizer o final desse filme. 

Sinopsis: João Lucas trabaja en una tienda de alquiler de videos y siempre termina revelando el final de las películas a los clientes. Después de ser sorprendido con una mujer que lleva siempre la misma película, los dos pasan a discutir en las madrugadas el significado de su final. 

A GALINHA QUE BURLOU O SISTEMA

A GALINHA QUE BURLOU O SISTEMA - LA GALLINA QUE BURLÓ EL SISTEMA 

Quico Meirelles | 15'00" | FIC | 2012 | USP | Carapicuíba- SP
quico@o2filmes.com
Sinopse:  O curta  mostra a vida de uma galinha de granja que numa espécie de iluminação toma consciência do seu trágico destino e resolve lutar com as próprias mãos, ou asas, para mudá-lo. A galinha tem conotação metafórica que representa as angústias e frustrações que os humanos têm diante de seus destinos. 

Sinopsis: El cortometraje muestra la vida de una gallina de granja que en una  especie de iluminación toma consciencia de su trágico destino y resuelve luchar con las propias manos, o alas, para cambiarlo. La gallina tiene connotación metafórica que representa las angustias y frustraciones que los humanos tienen delante de sus destinos

A TRISTE HISTÓRIA DE KID-PUNHETINHA

A TRISTE HISTÓRIA DE KID-PUNHETINHA - LA TRISTE HISTORIA DE “KID-PUNHETINHA”
Andradina Azevedo e Dida Andrade | 15'00" | FIC | 2012 | FAAP| São Paulo- SP
andradinaazevedo@gmail.com
Sinopse:  Victor e Verônica estudam na mesma classe. A menina, que nunca beijou ninguém, é apaixonada por Victor. Um dia, por pressão dos amigos, ele transa com ela. Dois meses depois, entre silêncios e angústias, Victor e Verônica vão a uma clínica de aborto.

Sinopsis: Victor y Verônica estudian en la misma aula. La chica, que jamás besó a nadie, está apasionada por Victor. Un día, por presión de los amigos, él liga con ella. Dos meses después, entre silencios y angustias, Victor y Veronica van a una clínica de aborto.


DR. SEYMOUR

DR. SEYMOUR
Alfonso Guerrero| 13'00" | FIC | 2011 |  Montevideo- URU
guerreroalfo@gmail.com
Sinopse:  Termina a consulta. Gutiérrez sai do consultório do Dr. Seymour sem resolver sua profunda angústia causada por sua insegurança e dificuldade de avançar em sua vida. Seymour lhe disse que só necessita relaxar. Gutiérrez fecha a porta do consultório sem paredes situado no final de um cais. De repente, uma solução se revela: mudar seu escritório ao cais continuo ao de Dr. Seymour. Por mais que Seymour o incentive a dar este passo, o que para Gutiérrez começou como uma decisão esperançosa se transformará em um novo problema.

Sinopsis: Termina la consulta. Gutiérrez sale del consultorio del Dr. Seymour sin resolver su profunda angustia causada por su inseguridad y dificultad de avanzar en su vida. Seymour le dijo que sólo necesita relajar. Gutiérrez cierra la puerta  del consultorio sin paredes situado en el final de un muelle. De repente, una solución se revela: cambiar su oficina al muelle continuo de Dr. Seymour. Por más que Seymour lo incentive a dar este paso, lo que para Gutiérrez empezó como una decisión esperanzadora se transformará en un nuevo problema.

NUBES

NUBES
Manuel Abramovich | 13'00" | FIC | 2012 | INCAA| ARGENTINA
abramanuel@gmail.com
Sinopse:  Durante o aniversário de sua avó, Ivan (16) vive uma situação estranha com seu tio que ninguém vê e que ninguém nunca diz nada.
Sinopsis: Durante el cumpleaños de su abuelo, Iván (16) vive una situación extraña con su tío que nadie ve y nadie jamás dijo nada.

O CADEADO

O CADEADO - EL CANDADO
Leon Sampaio | 12’00" | FIC | 2011 | UFRB  | FEIRA DE SANTANA- BA
transefilmes@gmail.com
Sinopse:   O filme acompanha a jornada de um professor e de alunos especiais da zona rural. É o primeiro dia de aula do professor. Ele corta a cidade, chega a parada de ônibus, espera pacientemente pelo transporte que o levará até a escola. Enquanto espera, os alunos se movem, cada um em sua jornada. O professor chega a escola, os alunos esperam. Um cadeado os impede de entrar.

Sinopsis: la película acompaña la jornada de un profesor y de alumnos deficientes del campo. Es el primer día de clase del profesor. Él atraviesa la ciudad, llega a la parada de autobús, espera pacientemente por el transporte que lo llevará hasta la escuela mientras espera los alumnos se mueven cada uno en su camino. El profesor llega a la escuela, los alumnos  esperan.  Un candado les impide de entrar.

CAOS

CAOS
Fábio Baldo | 15’41" | FIC | 2010 |  FAAP | SÃO PAULO- SP
fabioeduardobaldo@hotmail.com
Sinopse:  Em meio à seca, dois homens se entregam às forças da natureza e iniciam uma jornada sem volta, rumo à paranoia

Sinopsis: Medio a la seca, dos hombres se entregan a la fuerza de la naturaleza y inician una jornada sin vuelta rumo a la paranoia.

CATEGORIA: DOCUMENTÁRIO

ABELARDO

ABELARDO
Ane Siderman | 15’34" | DOC | 2012 | UNIVERSIDAD DEL CINE DE BUENOS AIRES | PORTO ALEGRE - RS
anesiderman@hotmail.com
 Sinopse: Abelardo é um documentário sobre José Antônio da Silva Ballestero, projecionista há 53 anos nos cinemas da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. José Antônio aprendeu o ofício com o pai, Abelardo, que o incentivou a trabalhar na cabine de projeção desde cedo. A história conta a trajetória de um homem simples, mostrando sua visão pura e apaixonada pelo cinema. Os filmes, as lembranças e opiniões se revelam em uma linguagem espontânea e divertida. Abelardo cativa pela forma sincera e simpática do personagem, é um belo relato sobre a difícil profissão de projecionista.
Sinopsis:  Abelardo es un documentario sobre José Antonio da Silva Ballestero proyeccionista a 53 años en las películas de la frontera oeste del Rio Grande del Sur. José Antonio aprendió el oficio con el padre, Abelardo, que le incentivó a trabajar en la cabina de proyección desde temprano. La historia cuenta la trayectoria de un hombre simple, mostrando su visión pura y apasionada por el cine. Las películas, las recordaciones y opiniones se revelan en un lenguaje espontáneo y divertido. Abelardo cativa por la manera sincera y simpática del personaje, es un bonito relato sobre la difícil profesión de proyeccionista.


IRMÃS

IRMÃS - HERMANAS
Gian Orsini | 15'00" | DOC | 2011 | UFPB | Paraíba
paudeararafilmes@gmail.com
Sinopse: Há um adágio que diz: "Em tempo de guerra, mentira é como terra".

Sinopsis: Hay un adagio que dice: “En tiempos de guerra, mentira es como tierra.”

NÃO ESTOU AQUI

NÃO ESTOU AQUI - NO ESTOY ACÁ
Marcus Curvelo | 16'40" | DOC | 2011 | UFBA | Salvador - Bahia
marcuscurvelo@gmail.com
Sinopse : Jovem decide iniciar carreira artística após largar o emprego. Tudo é registrado através de um documentário que ele tenta transformar em ficção.
Sinopsis: Un joven decide empezar la carrera artística después de dejar su trabajo. Todo es registrado a través de un documentario que lo que intenta transformarlo en ficción.


O BRASIL DE PERO VAZ CAMINHA

O BRASIL DE PERO VAZ CAMINHA
Bruno Laet | 18'00" | DOC | 2010 | Universidade Gama Filho | RIO DE JANEIRO -RJ
b.zecchin@gmail.com
Sinopse: O foco é a narração da carta, realizada por Ruy Guerra, se contrapondo a diversas imagens contemporâneas, ora enfatizando o que foi descrito, ora indo diametralmente em direção oposta, mostrando que entre semelhanças e diferenças o Brasil caminhou muito nesses anos.

Sinopsis: El foco es la narración de la carta, hecha por Ruy Guerra, contraponiéndose a diversas imágenes contemporáneas, por veces enfatizando lo que fue descrito, por veces yendo diametralmente en dirección opuesta, mostrando que entre semblanzas y diferencias el Brasil camino mucho en esos años. 

BARBARA EM CENA

BARBARA EM CENA -  BARBARA EN ESCENA
Ellen Ferreira| 20'00" | DOC | 2012 | PUC-RIO | RIO DE JANEIRO-RJ
barbaraemcena@gmail.com
Sinopse:  Um mergulho cinematográfico na vida da professora, tradutora e crítica teatral mais famosa do Brasil, Barbara Heliodora. Um retrato inédito construído através de depoimentos da própria Barbara, de amigos e de importantes profissionais das artes e da comunicação.
Sinopsis: una zambullida cinematográfico en la vida de la profesora, traductora y crítica teatral más famosa del Brasil, Barbara Heliodora. Una visión inédita  construida a través del testimonio de la propia Barbara, de amigos y de importantes profesionales de las artes y de la comunicación.

ROTA

ROTA - RUTA
Leon Sampaio | 15’00" | DOC | 2011 | UFRB  | FEIRA DE SANTANA- BA
transefilmes@gmail.com
Sinopse:  Cabelo ao vento, música alta, rodovia esburacada. Estradas, veredas, caminhos. Sertão, Maranhão, Amazonas. Brasis. Américas. Panaméricas de Áfricas Utópicas. O rio é como uma estrada, terra é água, gente é peixe. Sertanejos, ribeirinhos, mochileiros. Dois jovens em curso, memórias e devaneios. 

Sinopsis: Pelo al viento, música alta, carretera agujereada. Carretera, veredas,  caminos. “Sertão”, “Maranhão”, “Amazonas”, Braciles. Américas. Pan-Américas de Áfricas Utópicas. El rio es como una grande carretera,  tierra es agua, gente es pez. “Sertanejo” - aquel que habita regiones agrestes - ribereños, mochileros. Dos jóvenes sin curso, memorias y devaneos.


CATEGORIA: ANIMAÇÃO

LUZ, CÂMERA, ANIMAÇÃO

LUZ, CÂMERA, ANIMAÇÃO - LUZ, CÁMERA, ANIMACIÓN
Giovanna Belico e Cária Guimarães | 02'25" | ANIM | 2012 | UFMG | BELO HORIZONTE -MG
giovannabcg@gmail.com
Sinopse: Um animador deixa na mesa de trabalho seus materiais de desenho. A Luminária resolve experimentar o prazer de desenhar.
Sinopsis: Un animador deja en la mesa de trabajo sus materiales de dibujo. La luminaria resuelve experimentar el placer de dibujar.

A MOÇA QUE EXISTE EM MEUS SONHOS

A MOÇA QUE EXISTE EM MEUS SONHOS - LA MOZA QUE HAY EN MIS SUEÑOS
Luhan Dias | 14’04" | ANIM | 2011 | UFMG. | BELO HORIZONTE- MG
luhandias@yahoo.com.br
Sinopse:  Tião, um depressivo violonista em crise criativa, sempre acorda com uma melodia na cabeça, a qual não consegue desenvolver. Porém, o despertar prematuro de um sonho muda a sua vida, quando toma consciência de que nesse sonho tem uma vida feliz ao lado de uma linda moça. Começa uma busca desesperada por voltar àquele mundo perfeito de seus sonhos e reencontrar a moça que lá reside.

Sinopse:  Tião, un depresivo violinista en crisis creativa, siempre despierta con una melodía en la cabeza, la cual no consigue desarrollar. Pero, el despertar prematuro de un sueño cambia su vida, cuando toma conciencia de que en este sueño tiene una vida feliz al lado de una linda mujer. Comienza una busca desesperada para volver a aquel mundo perfecto de sus sueños y encontrar la moza que allá vive.


MEU COLÉGIO CONTRA O DIRETOR

MEU COLÉGIO CONTRA O DIRETOR MI ESCUELA CONTRA EL DIRECTOR
Tato Messias | 05’00" | ANIM | 2010 | UESC | ITABUNA-BA
tatomessias@gmail.com
Sinopse:  O curta conta de forma bem humorada, as aventuras de crianças que estão sofrendo com as regras malucas do diretor carrasco em sua escola.

Sinopsis: El cortometraje cuenta de forma bien humorada, las aventuras de los niños que están sufriendo con las reglas chifladas del director verdugo en su escuela.


CATEGORIA : VÍDEO MINUTO

SORRIA

SORRIA - SONRÍA
Ronald Souza e Laís Galvão | 01'00" | VÍDEO MINUTO| 2011 | UESC | Itabuna- BA
fotoronald@hotmail.com
Sinopse:  "Sorria" conta a história de um palhaço que vive, fora dos palcos e picadeiros, angústias inerentes ao homem moderno, que impedem-no de ser feliz.
Certo dia, é surpreendido por uma criança, que resolve lhe dar um presente e extrair um sorriso de seu rosto.

Sinopsis: ”Sonría” cuenta la historia de un payaso que vive, fuera de los palcos y picaderos, angustias inherentes al hombre moderno, que lo impiden de ser feliz. Un día, es  sorprendido por un niño, que resuelve darle un regalo y así extraerle una sonrisa.

INDIFERENÇA

INDIFERENÇA - INDEFERENCIA
Felipe Sá | 01'00" | VÍDEO MINUTO | 2011 | UESC | ILHÉUS – BA
felipesa.s2@gmail.com
Sinopse: O vídeo minuto “Indiferença” mostra como o descaso, a indiferença e a insensibilidade da sociedade podem destruir vidas.  

Sinopsis: El video minuto “Indiferencia” muestra como el descaso, la indeferencia y la insensibilidad de la sociedad pueden destruir vidas.  

HÓSTIA

HÓSTIA - HOSTIA
Larry Sullivan | 01'00" | VÍDEO MINUTO | 2010 | UEG | Goiânia – GO
larrybrgo@gmail.com
Sinopse: “O sentimento de um povo sistematicamente traído de quatro em quatro anos.”
Sinopsis: “El sentimiento de un pueblo sistemáticamente traicionado de cuatro en cuatro años.” 

EU QUERO FAZER UM FILME

EU QUERO FAZER UM FILME - QUIERO HACER UNA PELÍCULA
André Araújo Rodrigues | 01’00” | VIDEO MINUTO | 2010 | UFC | RUSSAS-CE
andrearaujortv@hotmail.com
Sinopse : Luís deseja fazer um filme de sua vida, mas a única coisa que ele sabe de cinema é que todo filme termina com fim.

Sinopsis: Luis desea grabar una película acerca de su vida, pero la única cosa que sabe de cine es que todas las películas terminan con un fin. 

INFELIZ, ENFIM!!

INFELIZ, ENFIM!! - INFELÍZ, EN FIN
Tárcio Ramos | 01'00" | VIDEO MINUTO| 2012 | UESC | ITAJUIPE- BA
tarcio.rco@hotmail.com
SinopseViciado em crack, tem sua vida transformada sempre que está sob efeito da droga, criando assim um ciclo entre o real, o "barato" da droga e o efeito de vida devolvida que ela lhe proporciona.

Sinopsis: Adicto en crack, tiene su vida transformada siempre que está bajo el efecto de la droga, y así crea un siglo entre lo real, las sensaciones de la droga y el un sentimiento de tener rescatado su vida.

 HEBEFRENIA

 HEBEFRENIA
Karine Fênix e Cristiano Jessen | 01’00" | VIDEO MINUTO | 2011 | UESC. | ITABUNA- BA
fenixkarine@gmail.com
Sinopse: Um cara caminha aturdido, com pensamentos que se confundem de tal forma, que ele não consegue discerni-los, a desordem de sua mente encontra, em dado momento, um ponto de fuga onde ele refugia- se obsessivamente. 


                   __________________________________________________________

Na terceira versão da MUSA - Mostra Universitária Sulamericana de Audiovisual, que acontece de 15 a 18 de outubro de 2012, na Universidade Estadual de Santa Cruz, mais de 100 inscrições de curtas-metragens vindos do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai, foram submetidas à curadoria da Mostra Competitiva.
As inscrições partiram de alunos que estudam em Universidades nos estados de Santiago do Chile, Montevideo, Capital Federal da Argentina, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, possibilitando uma diversidade de perspectivas sobre a produção universitária contemporânea.
Foram selecionados 33 curtas-metragens para compor as quarto categorias da mostras competitiva, divididas em Ficção, Documentário, Animação e Videominuto. Abaixo a relação dos curtas selecionados, por categoria.

FICÇÃO
Irene de Patricia Galucci e Victor Nascimento - São Paulo - Brasil
Coisas que Explodem   Victoria Visco        
O Membro Decaído de Lucas Sá - Maranhão/Rio Grande do Sul - Brasil
Emergente  Jasio A. Velázquez  Bahia  Brasil
Flash de Alison Zago - São Paulo - Brasil
Refluxos   Matheus Vianna   Bahia   Brasil
Evelyn, Evelyn   Julia Lima Rosa        
Urca Crua   Lucas Millecco   Rio de Janeiro   Brasil
Irmãs   Gian Orsini   Paraíba   Brasil
O horizonte está nos olhos de Maurélio Toscano – Goiás - Brasil
Live   Ronald Souza   Bahia   Brasil
Sorria   Laíse Galvão e Ronald Souza   Bahia   Brasil
Só Alegria   Paulo Bittenca e Valdinei Matos   Bahia   Brasil
O Último Dia   Christopher Faust   Goiás   Brasil
Trá lá lá ...!   Paulo Bittenca   Bahia   Brasil
Quimera   Rogerio Vilaronga   Ceará   Brasil
Entrada Livre   Marcela Balbino e Luciana Marinho   Pernambuco   Brasil
A Melhor Idade de Adriano Big – Bahia - Brasil
Redes Sociais  Hyago Bugini / Priscila Gomez      
Palhaços Não choram  Luisa Mello      
Agosto  Caroline Biagi      
Garota Explosiva  Evandro Scorsin      
Meio-Dia, Isabela  Evandro Scorsin      
Sobrenatural  Alexandre Rafael Garcia      
Amores (In)versos  Davi Mello      
POSITIVO  LÍVIO BRAGA      
Entre Passos de Elen Linth – Bahia - Brasil
Fake-me de Marcus Curvelo – Bahia - Brasil
Não Estou Aqui   Marcus Curvelo   Bahia   Brasil
MULHERES DE JORGE   CRISTIANA FERNANDES        
Indiferença   Felipe Sá   Bahia   Brasil
Viagem de Volta   Isadora Boschiroli, Vivian Langer, Claraluz Kaiser, André Moura Campos, Felipe Mattos        
Tudo Bem   Christopher Faust        
Monique ao Sol   Wellington Sari        
Hóstia   Larry Sullivan   Goiás   Brasil
Damasceno e o Caixão   Victor Hugo Fiuza        
Parabéns pra vc   Anderson Simão        
Pole Dance Esporte   Júlia Tazzi   Bahia   Brasil
Ritual   Thacle de Souza        
Construção   Thacle de Souza & Augusto Bortolini        
Pequenos   Alexandre Rafael Garcia        
Quando o céu desce ao chão de Marcos Yoshi - São Paulo - Brasil
Você já cortou seu cabelo com maquininha?   Gabriel Buéssio e Marilia Hanashiro        
Ressaca   Mabel Lopes        
Eu & A Loira   Lucas Calmon        
O Brasil de Pero Vaz caminha   Bruno Laet   Rio de Janeiro   Brasil
Chavão   Ana Cláudia Rodrigues e Izaura Michele        
O Cara que Sangra de Lucas Calmon - Rio de Janeiro - Brasil
Eu quero fazer um filme   Andre Araujo Rodrigues   Ceará   Brasil
Meta   Rafael Baliu        
Araucárias de Henrique Valente - São Paulo - Brasil
5 Horas Rumo Norte  Paula Sabbaga      
O Último Jokenpo  Chris Tex      
O Filho da Atriz  Juca Badaró      
As linhas de Carmen Santos  Débora Costa  Rio de Janeiro  Brasil
JANTAR/ALIANÇA/PRATO - Um exercicio de Montagem  Débora Costa & Kadu Burgos      
La Santa de Mauricio López Fernández - Santiago - Chile
ABUSO   Vitor Romera        
O Fim do Filme de André Dib - São Paulo - Brasil
X-TUDO   Vitor Medeiros        
Educação e Identidade: A Reconstrução Cultural da Festa de Itapuã   Débora Maia   Bahia   Brasil
InFeliz, enfim!!   Tárcio Ramos   Bahia   Brasil
ABELARDO   Ane Siderman   Rio Grande do Sul   Brasil
Longe de Casa   Getúlio Ribeiro        
A Galinha que Burlou o Sistema de Quico Meirelles - São Paulo - Brasil
Cabeça de Peixe   Elton Almeida e Renato Sircilli        
7&70   Diego de Angeli e Helena Cosi        
Meu Amigo, Meu Avô   Renan Montenegro        
A triste história de Kid-punhetinha de Andradina Azevedo e Dida Andrade - São Paulo - Brasil
Costurista   Priscila Pacheco   Paraná   Brasil
POETAS NÃO ESCREVEM ROMANCES   Kadu Burgos        
Dr. Seymour de Alfonso Guerrero – Montevideo - Uruguay
Nubes de Manuel Abramovich - Capital Federal - Argentina
Luz Câmera Animação   Giovanna Belico Cária Guimarães   Minas Gerais   Brasil
Leron mede os espaços   Daniel Ifanger        
Barbara em Cena   Ellen Ferreira   Rio de Janeiro   Brasil
A moça que existe em meus sonhos   Luhan Dias   Minas Gerais   Brasil
Corretor   Lucas Camargo de Barros        
Hebefrenia   Karine Fênix e Cristiano Jessen   Bahia   Brasil
Ele me chamava de Rosa   Luis Coutinho   São Paulo   Brasil
O Cortejo   Leandro Leão Alves    São Paulo   Brasil
Fragmentus   Thamires Tavares        
Demain C'est loin   Thomas Szczepanski        
O Cadeado de Leon Sampaio – Bahia - Brasil
Rota  Leon Sampaio  Bahia  Brasil
Da Origem  Fábio Baldo      
Caos de Fábio Baldo - São Paulo - Brasil

DOCUMENTÁRIO
Abelardo de Ane Siderman – Porto Alegre - Brasil
Evelyn, Evelyn  Julia Lima Rosa      
Urca Crua  Lucas Millecco  Rio de Janeiro  Brasil
Irmãs de Gian Orsini – Paraíba - Brasil
O horizonte está nos olhos  Maurélio Toscano  Goiás  Brasil
Live  Ronald Souza  Bahia  Brasil
Sorria  Laíse Galvão e Ronald Souza  Bahia  Brasil
Só Alegria  Paulo Bittenca e Valdinei Matos  Bahia  Brasil
O Último Dia  Christopher Faust  Goiás  Brasil
Trá lá lá ...!  Paulo Bittenca  Bahia  Brasil
Quimera  Rogerio Vilaronga  Ceará  Brasil
Entrada Livre  Marcela Balbino e Luciana Marinho  Pernambuco  Brasil
A Melhor Idade  Adriano Big  Bahia  Brasil
Redes Sociais  Hyago Bugini / Priscila Gomez      
Palhaços Não choram  Luisa Mello      
Agosto  Caroline Biagi      
Garota Explosiva  Evandro Scorsin      
Meio-Dia, Isabela  Evandro Scorsin      
Sobrenatural  Alexandre Rafael Garcia      
Amores (In)versos  Davi Mello      
POSITIVO  LÍVIO BRAGA      
Entre Passos  Elen Linth  Bahia  Brasil
Fake-me  Marcus Curvelo  Bahia  Brasil
Não Estou Aqui de Marcus Curvelo – Bahia - Brasil
O Brasil de Pero Vaz caminha de Bruno Laet - Rio de Janeiro - Brasil
Chavão  Ana Cláudia Rodrigues e Izaura Michele      
O Cara que Sangra  Lucas Calmon  Rio de Janeiro  Brasil
Eu quero fazer um filme  Andre Araujo Rodrigues  Ceará  Brasil
Meta  Rafael Baliu      
Araucárias  Henrique Valente  São Paulo  Brasil
5 Horas Rumo Norte  Paula Sabbaga      
O Último Jokenpo  Chris Tex      
O Filho da Atriz  Juca Badaró      
As linhas de Carmen Santos  Débora Costa  Rio de Janeiro  Brasil
JANTAR/ALIANÇA/PRATO - Um exercicio de Montagem  Débora Costa & Kadu Burgos      
La Santa  Mauricio López Fernández  Santiago  Chile
ABUSO  Vitor Romera      
O Fim do Filme  André Dib  São Paulo  Brasil
X-TUDO  Vitor Medeiros      
Educação e Identidade: A Reconstrução Cultural da Festa de Itapuã  Débora Maia  Bahia  Brasil
InFeliz, enfim!!  Tárcio Ramos  Bahia  Brasil
ABELARDO  Ane Siderman  Rio Grande do Sul  Brasil
Longe de Casa  Getúlio Ribeiro      
A Galinha que Burlou o Sistema  Quico Meirelles  São Paulo  Brasil
Cabeça de Peixe  Elton Almeida e Renato Sircilli      
7&70  Diego de Angeli e Helena Cosi      
Meu Amigo, Meu Avô  Renan Montenegro      
A TRISTE HISTÓRIA DE KID-PUNHETINA  Andradina Azevedo e Dida Andrade  São Paulo  Brasil
Costurista  Priscila Pacheco  Paraná  Brasil
POETAS NÃO ESCREVEM ROMANCES  Kadu Burgos      
Dr. Seymour  Alfonso Guerrero  Montevideo  Uruguay
Nubes  Manuel Abramovich  Capital Federal  Argentina
Luz Câmera Animação  Giovanna Belico Cária Guimarães  Minas Gerais  Brasil
Leron mede os espaços  Daniel Ifanger      
Barbara em Cena de Ellen Ferreira - Rio de Janeiro - Brasil
A moça que existe em meus sonhos  Luhan Dias  Minas Gerais  Brasil
Corretor  Lucas Camargo de Barros      
Hebefrenia  Karine Fênix e Cristiano Jessen  Bahia  Brasil
Ele me chamava de Rosa  Luis Coutinho  São Paulo  Brasil
O Cortejo  Leandro Leão Alves   São Paulo  Brasil
Fragmentus  Thamires Tavares      
Demain C'est loin  Thomas Szczepanski      
O Cadeado  Leon Sampaio  Bahia  Brasil
Rota de Leon Sampaio – Bahia - Brasil

ANIMAÇÃO
Luz Câmera Animação de Giovanna Belico Cária Guimarães - Minas Gerais - Brasil
Leron mede os espaços   Daniel Ifanger        
Barbara em Cena   Ellen Ferreira   Rio de Janeiro   Brasil
A moça que existe em meus sonhos de Luhan Dias - Minas Gerais - Brasil
Corretor   Lucas Camargo de Barros        
Hebefrenia   Karine Fênix e Cristiano Jessen   Bahia   Brasil
Ele me chamava de Rosa   Luis Coutinho   São Paulo   Brasil
O Cortejo   Leandro Leão Alves    São Paulo   Brasil
Fragmentus   Thamires Tavares        
Demain C'est loin   Thomas Szczepanski        
O Cadeado   Leon Sampaio   Bahia   Brasil
Rota   Leon Sampaio   Bahia   Brasil
Da Origem   Fábio Baldo        
Caos   Fábio Baldo   São Paulo   Brasil
Meu Colégio contra o Diretor de Tato Messias – Bahia - Brasil

VIDEOMINUTO
Sorria de Laíse Galvão e Ronald Souza – Bahia - Brasil
Só Alegria  Paulo Bittenca e Valdinei Matos  Bahia  Brasil
O Último Dia  Christopher Faust  Goiás  Brasil
Trá lá lá ...!  Paulo Bittenca  Bahia  Brasil
Quimera  Rogerio Vilaronga  Ceará  Brasil
Entrada Livre  Marcela Balbino e Luciana Marinho  Pernambuco  Brasil
A Melhor Idade  Adriano Big  Bahia  Brasil
Redes Sociais  Hyago Bugini / Priscila Gomez      
Palhaços Não choram  Luisa Mello      
Agosto  Caroline Biagi      
Garota Explosiva  Evandro Scorsin      
Meio-Dia, Isabela  Evandro Scorsin      
Sobrenatural  Alexandre Rafael Garcia      
Amores (In)versos  Davi Mello      
POSITIVO  LÍVIO BRAGA      
Entre Passos  Elen Linth  Bahia  Brasil
Fake-me  Marcus Curvelo  Bahia  Brasil
Não Estou Aqui  Marcus Curvelo  Bahia  Brasil
MULHERES DE JORGE  CRISTIANA FERNANDES      
Indiferença de Felipe Sá – Bahia - Brasil
Viagem de Volta   Isadora Boschiroli, Vivian Langer, Claraluz Kaiser, André Moura Campos, Felipe Mattos        
Tudo Bem   Christopher Faust        
Monique ao Sol   Wellington Sari        
Hóstia de Larry Sullivan – Goiás - Brasil
Damasceno e o Caixão  Victor Hugo Fiuza      
Parabéns pra vc  Anderson Simão      
Pole Dance Esporte  Júlia Tazzi  Bahia  Brasil
Ritual  Thacle de Souza      
Construção  Thacle de Souza & Augusto Bortolini      
Pequenos  Alexandre Rafael Garcia      
Quando o céu desce ao chão  Marcos Yoshi  São Paulo  Brasil
Você já cortou seu cabelo com maquininha?  Gabriel Buéssio e Marilia Hanashiro      
Ressaca  Mabel Lopes      
Eu & A Loira  Lucas Calmon      
O Brasil de Pero Vaz caminha  Bruno Laet  Rio de Janeiro  Brasil
Chavão  Ana Cláudia Rodrigues e Izaura Michele      
O Cara que Sangra  Lucas Calmon  Rio de Janeiro  Brasil
Eu quero fazer um filme de Andre Araujo Rodrigues – Ceará - Brasil
Meta  Rafael Baliu      
Araucárias  Henrique Valente  São Paulo  Brasil
5 Horas Rumo Norte  Paula Sabbaga      
O Último Jokenpo  Chris Tex      
O Filho da Atriz  Juca Badaró      
As linhas de Carmen Santos  Débora Costa  Rio de Janeiro  Brasil
JANTAR/ALIANÇA/PRATO - Um exercicio de Montagem  Débora Costa & Kadu Burgos      
La Santa  Mauricio López Fernández  Santiago  Chile
ABUSO  Vitor Romera      
O Fim do Filme  André Dib  São Paulo  Brasil
X-TUDO  Vitor Medeiros      
Educação e Identidade: A Reconstrução Cultural da Festa de Itapuã  Débora Maia  Bahia  Brasil
InFeliz, enfim!! De Tárcio Ramos – Bahia - Brasil
ABELARDO   Ane Siderman   Rio Grande do Sul   Brasil
Longe de Casa   Getúlio Ribeiro        
A Galinha que Burlou o Sistema   Quico Meirelles   São Paulo   Brasil
Cabeça de Peixe   Elton Almeida e Renato Sircilli        
7&70   Diego de Angeli e Helena Cosi        
Meu Amigo, Meu Avô   Renan Montenegro        
A TRISTE HISTÓRIA DE KID-PUNHETINA   Andradina Azevedo e Dida Andrade   São Paulo   Brasil
Costurista   Priscila Pacheco   Paraná   Brasil
POETAS NÃO ESCREVEM ROMANCES   Kadu Burgos        
Dr. Seymour   Alfonso Guerrero   Montevideo   Uruguay
Nubes   Manuel Abramovich   Capital Federal   Argentina
Luz Câmera Animação   Giovanna Belico Cária Guimarães   Minas Gerais   Brasil
Leron mede os espaços   Daniel Ifanger        
Barbara em Cena   Ellen Ferreira   Rio de Janeiro   Brasil
A moça que existe em meus sonhos   Luhan Dias   Minas Gerais   Brasil
Corretor   Lucas Camargo de Barros        
Hebefrenia de Karine Fênix e Cristiano Jessen – Bahia - Brasil

Serão premiados pelo júri popular os melhores vídeos nas categorias vídeominuto com R$ 500,00 (quinhentos reais) e o melhor das três categorias de curta-metragem com o prêmio de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais). Haverá ainda o prêmio do júri técnico em todas as categorias, com o troféu MUSA, confeccionado pelo artista plástico grapiúna Souza, além do prêmio ABCV – Associação Baiana de Cinema e Vídeo para o melhor curta-metragem baiano. Todos os presentes nas exibições poderão votar nos melhores vídeos e a entrada para as mostras é gratuita.
A III MUSA é um projeto selecionado pela Demanda Espontânea de 2011, promovido pelo Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, conta com o apoio institucional da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz e é uma realização do Núcleo de Produções Artísticas e da Panorâmica Produções.


Em breve serão divulgadas a sinopse de cada curta-metragem. 

Aguardem!


REGULAMENTO
____________________________________________________________



III MUSA – MOSTRA UNIVERSITÁRIA SUL-AMERICANA DE AUDIOVISUAL

____________________________________________________________


Regulamento 2012


1. DO OBJETO

1.1 A III MUSA – Mostra Universitária Sul-americana de Audiovisual será realizada no Auditório Paulo Souto, da Universidade Estadual de Santa Cruz, na cidade de Ilhéus-Ba, no período de 15 a 18 de Outubro de 2012.

1.2 Constituem o objeto do presente Regulamento a seleção e premiação de vídeos minutos e curtas-metragens para compor quatro mostras competitivas.

As Mostras têm como objetivo promover e incentivar a produção audiovisual sul-americana, tornando-se palco de exibições, discussões e local de permanente encontro da crescente produção audiovisual promovida por universitários.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 O proponente poderá inscrever seus vídeos nas seguintes categorias

·                Mostra Competitiva de Ficção
·                Mostra Competitiva de Documentário
·                Mostra Competitiva de Animação
·                Mostra Competitiva de Vídeo Minuto

2.2 Poderão inscrever-se Pessoas Físicas, sul-americanos natos ou naturalizados, formados ou que estejam matriculados em  curso de nível superior de qualquer faculdade / universidade da América do Sul.

2.3 O proponente deverá ser o diretor ou o produtor da obra. Em caso de vídeos com co-direção, cuja realização seja creditada a mais de uma pessoa, deverá ser escolhido apenas 01 (um) dos diretores para assinar como proponente. Apenas poderão ser inscritos dois vídeos por cada participante.

2.4 As inscrições poderão ser efetivadas até o dia 31 de agosto de 2012 15 de setembro de 2012 apenas através do preenchimento da ficha de inscrição online abaixo e mediante o envio, pela internet ou via CORREIOS, dos seguintes documentos:

• Cópia do comprovante de matricula, para os estudantes ou do diploma, para os já formados.

• 03 (três) fotos da obra e 02 (duas) do realizador, devidamente identificadas, com resolução mínima de 300 dpi, no formato JPEG, para divulgação.


• Ficha técnica completa do vídeo.


2.5 A autorização de exibição do vídeo é um ítem obrigatório para a realização da inscrição no evento com sucesso. A ficha de inscrição está disponível no site http://www.mostramusa.com/.

2.6 Para o envio pela internet: o proponente deverá enviar o link do vídeo postado em sites de compartilhamento de arquivos (de preferência "We Transfer" https://www.wetransfer.com/ ou outros como 4shared, bitshared, etc.) no formato .MOV ou .MPEG-4 e CODEC H.264, juntamente com os documentos. Enviar para o email: mostramusa@gmail.com, identificando no assunto em qual Mostra está se inscrevendo.

2.7 Para o envio por CORREIO: o proponente deverá enviar o vídeo gravado em DVD-Arquivo ou Pendrive no formato .MOV ou .MPEG-4 e CODEC H.264, juntamente com os documentos, em envelope lacrado e identificado, indicando em qual Mostra está se inscrevendo. Endereço para envio:

Mostra Universitária Sul-americana de Audiovisual
Rua Daniel Leão, 20, bairro Manoel Leão
Itabuna-Ba
CEP 45601-010

2.8 Em nenhuma hipótese serão aceitas inscrições que não forem enviadas dentro do prazo, ou que estejam incompletas, ou ainda não cumpram a norma, a forma e demais condições estabelecidas neste regulamento.

2.9 Serão de responsabilidade do proponente ao se inscrever todas as despesas decorrentes de sua participação no Festival; A veracidade dos documentos apresentados; A validade do link do vídeo enviado; a integridade da mídia.

3. DO VIDEO

3.1 Cada vídeo inscrito deverá ser apresentado atendendo aos seguintes requisitos:

3.1.1 Quanto à caracterização:

a)     Poderão inscrever-se Pessoas Físicas, sul-americanos natos ou naturalizados, que estejam matriculados em curso de nível superior de qualquer faculdade / universidade da América do Sul ou que tenham concluído o curso superior dentro do prazo de 12 meses.

b)     Ter duração máxima de até 20 (vinte) minutos, incluídos os créditos (Mostras Competitivas de Ficção, Documentário e Animação) e duração de até 1 (Um) Minuto para a Mostra Competitiva de Vídeo Minuto.

c)    Não serão aceitos vídeos que tenham participado de edições anteriores da MUSA.

d)  Todos os vídeos enviados deverão ser produções realizadas no período acadêmico do diretor ou de algum membro da equipe técnica e comprovar através do documento solicitado no ítem 2.4.


4. PRÉ – SELEÇÃO

4.1 Na etapa de pré-seleção a habilitação/documentação do concorrente, bem como as condições técnicas do vídeo inscrito, serão analisadas por uma comissão técnica da organização da III MUSA. Após esta análise, todos os vídeos que atendam integralmente os critérios estabelecidos neste regulamento, serão encaminhados para a etapa de seleção.

5. SELEÇÃO

5.1 A seleção dos vídeos participantes da III MUSA será realizada pela curadoria do evento.

5.2 Os vídeos serão julgados pelos seguintes critérios:
a) Originalidade e criatividade
b) Qualidade técnica

5.3 Cada um dos vídeos será avaliado individualmente. Após análise detalhada de todas as obras inscritas, à luz dos aspectos definidos no subitem 5.2, o membro da Comissão de Seleção atribuirá a cada vídeo analisado nota de 01 (um) a 10 (dez) pontos. A média final de cada vídeo classificará para a Mostra Competitiva, aqueles com maiores valores de pontuação.

5.4 A divulgação dos resultados da seleção acontecerá por meio de publicação no site, até o dia 30 de setembro de 2012.

5.5 A Curadoria não selecionará os vídeos que não atendam integralmente aos critérios estabelecidos neste regulamento.

6. DOS SELECIONADOS

6.1 O proponente, cujo vídeo for selecionado para uma das Mostras Competitivas, deverá formalizar sua participação mediante envio  de 01 (um) envelope endereçado ao MUSA com nome do proponente e título de seu vídeo, contendo a seguinte documentação:

a) 01 (um) CD contendo o seguinte conteúdo:

• Currículo resumido do diretor e co-diretores, quando houver (no máximo de 10 linhas para cada).
• Release do vídeo para divulgação.
• Imagem do cartaz, se houver, com resolução mínima de 300 dpi, no formato JPEG, para divulgação.


b)   O material solicitado em CD também poderá ser enviado para o e-mail mostramusa@gmail.com.

6.2 Toda a documentação listada acima devem ser enviadas para o seguinte endereço:

Mostra Universitária Sul-americana de Audiovisual
Mostra Competitiva de Curta-metragem
Rua Daniel Leão, 20, bairro Manoel Leão.
Itabuna-Ba.
CEP 45601-010.

6.3 O 3o MUSA não devolverá os vídeos selecionados, que passarão a fazer parte do seu acervo.


7. PREMIAÇÃO

7.1 A etapa de julgamento - premiação - será realizada por um júri técnico e por voto popular. Os vídeos serão premiados de acordo às seguintes categorias:  

JURI TÉCNICO
• Melhor Vídeo de Ficção
Prêmio: Troféu MUSA

• Melhor Vídeo de Documentário
Prêmio: Troféu MUSA

• Melhor Vídeo de Animação
Prêmio: Troféu MUSA

• Melhor Vídeo Minuto  
Prêmio: Troféu MUSA

• Melhor Vídeo Baiano  
Prêmio: Troféu ABCV

JURI POPULAR
• Melhor Vídeo
Prêmio: Troféu MUSA + R$1.500,00

• Melhor Vídeo Minuto  
Prêmio: Troféu MUSA +R$ 500,00


8. DAS OBRIGAÇÕES

8.1 São obrigações dos proponentes inscritos na III MUSA.

•               Responsabilizar-se pela utilização de obras de titularidade de terceiros, protegidas pela legislação referente aos direitos autorais.

•               Conceder à organização do MUSA os direitos de transmissão, difusão e uso de trechos do vídeo, sem nenhum ônus, para divulgação e promoção do mesmo. Nestas Mostras e em suas itinerâncias.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 A simples assinatura e entrega do formulário de inscrição é atitude incontestável de aceitação dos termos presentes neste Regulamento.

9.1.1 Os vídeos que não atenderem integralmente às especificações deste regulamento serão desclassificados.

9.2 Cada proponente, no ato da inscrição, declara que todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados ou incluídos no vídeo inscrito não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando em assumir exclusiva responsabilidade legal por reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.

9.3 O presente regulamento estará disponível no site http://www.mostramusa.com/

9.4 Todos os vídeos inscritos serão incorporados ao acervo do MUSA.

9.5 Membros da organização do MUSA e pessoas ligadas à Equipe de Produção não poderão concorrer a prêmios.

8.7 Para qualquer dúvida sobre este regulamento enviar e-mail para: mostramusa@gmail.com


Ilhéus, 13 de julho de 2012.




____________________________________________________




Reglamento 2012



1.  OBJETIVO

1.1 MUSA
 III – Muestra Universitaria Sudamericana  de Audiovisual, que se llevará a cabo en el Auditorio Paulo Souto, de la Universidad Estadual de Santa Cruz, en la ciudad de Ilhéus, Bahía, Brasil, en el período de 15 a 18 de octubre de 2012.

1.2 Constituyen el objeto del presente Reglamento  la selección y  premiación de videominutos  y cortometrajes que componen cuatro exposiciones de la competencia.

Las  mustras del evento tienen por objetivos  publicitar y fomentar la producción audiovisual en América del Sur, convirtiéndose en el escenario de exposiciones, debates y un lugar permanente de  encuentro de la creciente producción audiovisual promovida por los  universsitarios.

2.  INSCRIPCIÓN/CATEGORIAS

2.1 El  realizador podrá presentar sus videos en las siguientes categorías

· Ficción (Exposición competitiva)
· Documental (Muestra competitiva)
· Animación (Exposición Competitiva)
· Videominuto ( Muestra Competitiva de video con un minuto)

2.2 Pueden  inscribirse las personas  nativas de Sudamérica y/o naturalizadas, graduadas o que estén inscriptas en cursos de nivel superior en cualquier  Instituto/ Universidad en América del Sur.

2.3 El  participante que realice el proceso de inscripción debe ser el director o el productor de la obra. En el caso de las películas con la co-dirección, cuya realización se le atribuye a más de una persona, se debe elegir sólo 01 (uno) de los directores a firmar como solicitante. Se puede introducir hasta dos vídeos por cada participante.

2.4 Las solicitudes de inscripciones podrán realizarse hasta el día 31 de agosto de 2012 15 de septiembre de 2012. Para ello se debe rellenar el formulario de inscripción  online y a continuación enviar, a través de Internet o por correo ordinario, los siguientes documentos:

• Copia del comprobante de  matrícula para los estudiantes o diploma para los que ya están licenciados.

• 03 (tres) fotografías de la obra (divulgación) y 02 (dos) del  realizador, debidamente identificadas, con una resolución mínima de 300 dpi en formato JPEG para su divulgación.

• Especificaciones técnicas completas del vídeo.

2.5 La autorización de exhibición  del vídeo es un elemento necesario para realizar con éxito el registro en el certamen. El formulario de inscripción está disponible en http://www.mostramusa.com/

2.6 Para el envío a través de Internet: El solicitante deberá enviar el enlace del vídeo publicado en los sitios de  compartimiento de archivos (de preferencia "We Transfer" https://www.wetransfer.com/ u otros como bitshared, 4shared, etc) En formato  MOV, MPEG-4 o CODEC H.264,  juntamente con los documentos, debidamente firmados y escaneados en formato PDF. Enviar al correo electrónico: mostramusa@gmail.comidentificando en el  asunto a cual   Muestra/Competencia se está inscribiéndose.

2.7 Para  el envío por CORREO ORDINARIO: El  realizador deberá enviar la grabación de vídeo  en   DVD o archivo de Pendrive en los formatos  MOV,  MPEG-4 o  CODEC H.264, juntamente con los documentos, debidamente firmados, en un sobre cerrado e identificado, indicando a cual Muestra/Competencia se está inscribiéndose.  

Dirección de envío:
Mostra Universitária Sul-americana de Audiovisual
Mostra Competitiva de Curta-metragem
Rua Daniel Leão, 20, bairro Manoel Leão.
Itabuna-Ba. Brasil.
CEP 45601-010.

2.8 En ningún caso se aceptarán trabajos que no se hayan presentado a tiempo, o  estén incompletos, o aún no cumplan con la norma, la forma y demás condiciones establecidas en este documento.

2.9 Al inscribirse los realizadores asumirán que harán cargo de todos los costos de su participación en el Festival; de la veracidad de los documentos presentados; de la validez del enlace de vídeo enviado y de la integridad del soporte de media.  

3. VÍDEO

3.1 Cada  vídeo inscripto deberá ser presentado de acuerdo con los siguientes requisitos:

3.1.1 La caracterización
a) Pueden  inscribirse las Personas  Físicas, nativas de Sudamérica y/o naturalizadas, que estén matriculadas en curso de nivel superior de cualquier Instituto/Universidad de América del Sur, o que hayan concluido el curso superior dentro de 12 meses.

b) Tener un máximo de 20 (veinte) minutos, incluyendo créditos para (Muestras competitivas de Ficción, Documental y Animación) y una duración de hasta 1 (un minuto) para la Muestra competitiva de Videominuto. 

c) No se aceptarán videos que han participado en ediciones anteriores de la MUSA.

d) Todos los vídeos presentados deberán haber sido realizados durante el período académico del director o de algún miembro del equipo técnico, lo que deberá ser comprobado a través de documento solicitado en la sección 2.4.

e) Todos los vídeos presentados deberán contener subtítulos en portugués (BR), si están en otro idioma.

4. PRESELECCIÓN

4.1 En la etapa de preselección la documentación de los postulantes, así como las condiciones técnicas del  vídeo serán revisadas por un comité técnico de la organización de la MUSA III. Después de este análisis, todos los videos que  atiendan plenamente a los criterios establecidos en el presente Reglamento serán remitidos  a la etapa de selección.

5. SELECCIÓN

5.1 La selección de los videos participantes de la MUSA III será realizada por los comisarios del evento.

5.2 Los videos serán evaluados en los siguientes criterios:
a) La originalidad y la creatividad
b) Calidad técnica

5.3 Cada uno de los videos serán evaluados individualmente. Después de un análisis detallado de todas las obras presentadas, a la luz de los aspectos definidos en el inciso 5.2, el miembro del Comité de Selección dará a cada vídeo analizado una nota de 01 (un/o) a 10 (diez) puntos. El promedio final de cada vídeo lo clalificará para la Muestra competitiva, donde entrarán aquellos con mayor puntaje.

5.4 La difusión de los resultados de la selección se dará a conocer  mediante su publicación en el sitio hasta el día 30 de septiembre de 2012.

5.5 El  Comité seleccionador no selecciona los videos que no cumplan totalmente con los criterios establecidos en este reglamento.

6.  LOS SELECCINADOS

6.1 El  postulante, cuyo vídeo se haya seleccionado para una de las Muestras Competitivas debe formalizar su participación mediante el envío de 01 (un/o) sobre dirigido a la MUSA con el nombre del  postulante y el título de su vídeo, conteniendo la siguiente documentación:

a) 01 (un/o) CD con el siguiente contenido:

• El currículo resumido como director y co-directores, en su caso. (Máximo 10 líneas cada uno)
• Liberación del vídeo para la divulgación.
•Imagen del cartel , caso la tenga, con una resolución mínima de 300 dpi en formato JPEG, para  la divulgación.

b) El material solicitado en el CD también puede ser enviado por el siguiente correo electrónico: mostramusa@gmail.com

6.2 Todos los documentos mencionados anteriormente deben ser enviados a la siguiente dirección:

Mostra Universitária Sul-americana de Audiovisual
Mostra Competitiva de Curta-metragem
Rua Daniel Leão, 20, bairro Manoel Leão.
Itabuna-Ba. Brasil.
CEP 45601-010.

6.3 La  MUSA III no devolverá  los vídeos seleccionados, que pasarán a formar parte de su colección.

7. PREMIOS

7.1 La estapa  del juicio -    premiación - se llevará a cabo por un cuerpo técnico de jurados  y por el voto popular. Los videos serán otorgados de acuerdo a las siguientes categorías:

JURADO TÉCNICO
• MejorVídeo de Ficción
Premio: Trofeo MUSA

• Mejor Video Documental
Premio: Trofeo MUSA

• Mejor Video de Animación
Premio: Trofeo MUSA

• Mejor Videominuto
Premio: Trofeo MUSA

• Mejor Vídeo Baiano
Premio: Trofeo ABCV

JURADO POPULAR
• Mejor Video
Premio: Trofeo MUSA + R$ 1.500, 00 (Reales)

• Mejor Vídeo con un minuto
Premio: Trofeo MUSA + R$ 500, 00 (Reales)

8. OBLIGACIONES

8.1 Son obligaciones de los  participantes registrados en la Musa III.

• Asumir la responsabilidad por la utilización de obras en poder de terceros, protegidas por la ley sobre derechos de autor.

•  Conceder a la organización de MUSA los derechos de transmisión,  difusión y uso de extractos del vdeo, sin costo alguno, para la publicidad y la promoción de los mismos. En esa Muestra y en  sus itinerancias.

9. DISPOSICIONES FINALES

9.1 La mera firma y entrega  del formulario de  inscripción constituyen actitudes indiscutibles de la aceptación de los términos contenidos en el presente Reglamento.

9.1.1 Los vídeos que no cumplan con las especificaciones completas de este Reglamento deben ser desclasificados.

9.2 Cada  postulante en el momento de la inscripción, declara que todos los elementos o cualquier trabajo utilizado o incluido en el vídeo no viola ningún derecho de utilización de la imagen o la propiedad intelectual de terceros, comprometiéndose a asumir toda la responsabilidad legal por cualquier reclamo, acción judicial o disputa, ya sea directa o indirectamente  resultante del uso o  exhibición de los trabajos.

9.3 El Reglamento estará disponible en el sitio http://www.mostramusa.com/

9.4 Todos los vídeos presentados serán incorporados a la colección del MUSA.

9.5 Los miembros de la organización de MUSA y las personas involucradas con en el equipo de producción  no pueden competir por premios.

 10. Para cualquier consulta sobre esta normativa  enviar correo electrónico a: mostramusa@gmail.com

Ilhéus, 13 de Julio de 2012.



_________________________________________________________